sexta-feira, 13 de setembro de 2013


Reunião na Câmara celebra 25 anos de Pastoral em BH
Uma reunião especial será realizada no dia 19 de setembro às 19h na Câmara Municipal de Belo Horizonte marca a abertura oficial das comemorações dos 25 anos de atuação da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Belo Horizonte. A solenidade, de iniciativa do vereador Adriano Ventura, contará com a presença da Coordenadora da Arquidiocese de Belo Horizonte da Pastoral, Rita Jardin Carnevalli, da coordenadora do Estado de Minas Gerais da Pastoral da Criança, Marilene Corrêa e Silva, da Presidente da Sociedade Mineira de Aleitamento Materno, Doutora Cleonice Liboreiro Motta Ferrari e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Estadual de Minas Gerais, e fará uma homenagem especial a todos que contribuíram pela implantação e desenvolvimento do trabalho pastoral, entre eles, as primeiras coordenadoras.

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz que trabalha pela promoção do desenvolvimento de crianças de zero a seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua própria comunidade, independentemente do credo ou da etnia familiar. Através da ação de voluntários, as famílias e as gestantes recebem orientações e acompanhamento periódicos, enquanto as crianças e os recém-nascidos são e assistidos e alvos de um controle mensal de desenvolvimento.  Promoção da vida, nutrição, cuidados especiais da gestante e dos bebês, direitos e deveres das famílias são temas levados pelos líderes às comunidades e objetos de campanhas educativas executadas pela Pastoral.

Em Belo Horizonte, o trabalho conta com a ação de 1725 voluntários que atendem cerca de 7 mil menores e suas famílias e 370 gestantes  em situação de risco. Nas regiões onde é desenvolvido o trabalho, a mortalidade infantil já registra uma taxa 50% mais baixa que a média geral nacional, segundo dados do Ministério da Saúde. No Brasil são mais de 260.000 voluntários que acompanham cerca de 1,8 milhões de crianças de 0 a seis anos e quase 94 mil gestantes em 42 mil comunidades pobres, de 4.066 municípios.

Trinta anos no País
No Brasil, o projeto foi criado há trinta anos, idealizado pelo então Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que convocou sua irmã, a médica sanitarista Zilda Arns  para desenvolver uma ação que reduzisse a alta taxa de mortalidade infantil em Florestópolis, no Paraná. Em um ano de trabalho, a taxa caiu de 127 para 28 mortes em cada mil nascimentos em Florestópolis no Paraná. Diante do sucesso, ação pastoral foi levada com o apoio dos bispos a várias regiões do Brasil.

O programa tem efetivamente contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população em situação de risco e, recentemente recebeu o reconhecimento do Ministro da Saúde, que destacou a Pastoral como uma grande parceira na promoção da saúde e da defesa da vida. O vídeo com o pronunciamento do ministro será exibido durante a reunião especial na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário